Na Câmara, Alexandre reforça pedido para retorno do DOF a Corumbá

O retorno do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) para Corumbá foi reforçado na noite de ontem, terça-feira, 18, na Câmara Municipal, pelo vereador Alexandre Vasconcellos.

Por meio de requerimento, ele solicitou ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, realização de estudos de viabilidade para que o DOF retorne à Cidade Branca, ou que, alternativamente, realize operações mais frequentes na região, combatendo crimes na fronteira com a Bolívia.

Alexandre, em seu pedido, justificou o aumento alarmante dos índices de criminalidade na região de fronteira, como roubo de veículos, tráfico de drogas, contrabando e descaminho, entre outros delitos.

“A ausência de um monitoramento contínuo e especializado tem facilitado a atuação de criminosos, comprometendo a segurança da população e a integridade do comércio local”, observou o vereador.

Conforme ele, o DOF, departamento específico no combate a crimes fronteiriços, desempenha um papel fundamental na repressão dessas atividades ilícitas. “O retorno permanente desse departamento para Corumbá fortaleceria a fiscalização e possibilitaria um combate mais eficaz à criminalidade organizada”, ressaltou.

“Caso o retorno não seja viável, é essencial que sejam intensificadas as operações do DOF na região, garantindo maior presença policial, apreensão de mercadorias ilegais e prisão de infratores. Diante do exposto, reforçamos a necessidade urgente de medidas concretas para aumentar a segurança da população e a defesa das fronteiras do nosso município”, completou.

ABERTURA DE RUA

Por outro lado, Alexandre solicitou ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de estudos de viabilidade para abertura da Rua Paraíba, localizada entre o anel viário e a Rua Antônio João, no Bairro Guatós.

Disse que a abertura da via é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região, pois facilitará o acesso, estimulará a valorização imobiliária e fomentará novos investimentos, contribuindo para a geração de empregos e para o crescimento sustentável da cidade.

Além disso, com o período chuvoso, a vegetação na área tem crescido rapidamente, favorecendo o acúmulo de água parada e criando condições propícias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Essa situação representa um risco à saúde pública, afetando diretamente os moradores da localidade. “Diante do exposto e considerando a solicitação da comunidade, reforçamos a necessidade de providências urgentes para a abertura da via, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores”, reforçou.

EM ALBUQUERQUE

Para atender a comunidade do Distrito de Albuquerque e região, Alexandre solicitou ao secretário Antônio Carlos Videira, a realização de estudos de viabilidade para a instalação de um Posto Policial fixo naquela localidade, visando atender a uma demanda urgente da população que necessita de maior presença policial para garantir a segurança dos moradores e visitantes da região.

“A instalação de um posto policial fixo contribuirá para a prevenção da criminalidade, o fortalecimento da sensação de segurança e a resposta mais ágil a ocorrências. Além disso, a proximidade de agentes de segurança poderá inibir práticas ilícitas e promover a ordem pública, beneficiando toda a comunidade”, explicou.

SAÚDE

Já ao secretário municipal Antônio Juliano de Barros, de Saúde, o vereador pediu a intensificação do atendimento médico-odontológico no Distrito de Albuquerque, com a ampliação do número de atendimentos semanais, para suprir a necessidade de garantir um atendimento de saúde mais acessível e eficiente à população.

Explicou que, atualmente, a oferta de consultas odontológicas na região é insuficiente para atender a população, o que resulta em longas esperas e dificuldades no acesso a serviços essenciais, e que a ampliação do número de atendimentos semanais contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, prevenindo doenças e garantindo um acompanhamento mais adequado à saúde bucal e geral da população.

“Além disso, a descentralização e a melhoria dos serviços de saúde reduzem a necessidade de deslocamentos para a área urbana, proporcionando mais comodidade e assegurando o direito fundamental ao atendimento de saúde de qualidade. Dessa forma, contamos com a sensibilidade do Executivo Municipal para que essa demanda seja analisada e atendida com a devida urgência”, enfatizou.

HOMENAGEM

O vereador ainda teve aprovado um requerimento apresentado ontem, em que homenageia a enfermeira Juciane Teixeira de Souza Silva, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 08 de Março, parabenizando-a pela data e reconhecendo a trajetória profissional e a dedicação da homenageada, que, desde 2006, tem atuado com excelência na área da saúde, prestando serviços essenciais para o bem-estar da população de Corumbá.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação

Picture of Joel de souza

Joel de souza

Radialista a mais de "48" anos na cidade de Corumbá, Joel trabalhou na Rádio Clube, Difusora e FM Pantanal, fez grandes coberturas como o Carnaval de Corumbá.