A instituição da Semana Municipal de Conscientização do Autismo é o que prevê Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 18, da Câmara Municipal de Corumbá, pelo vereador Marcelo Araújo.
A iniciativa, conforme ele, servirá de estímulo à realização de ações voltadas à reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, como forma de promover estudos e medidas de inclusão social e participação comunitária dos autistas.
Objetiva ainda oportunizar discussões permanentes sobre o autismo, ampliando e estimulando o conhecimento; desenvolver atividades na área da educação, saúde e assistência social; bem como proporcionar a divulgação de experiência, reflexões e vivencias sobre o autismo.
“É importante informar, orientar e conscientizar a população sobre o TEA, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio à família e respeito ao cidadão autista”, observou, acrescentando que a Projeto de Lei apresentando vai preencher uma lacuna, criando um período específico para divulgação e conscientização em âmbito municipal, bem como, visa homenagear a cada ano, pessoas que tanto se dedicam para orientar e ajudar as pessoas autistas.
Acrescentou ainda que a data servirá de estímulo à realização de ações voltadas à reflexão sobre o TEA, tendo como objetivos a promoção de estudos e medidas de inclusão social e participação comunitária dos autistas; oportunizar discussões permanentes sobre o autismo, ampliando e estimulando o conhecimento;
Vai ainda permitir desenvolvimento de atividades na área da educação, saúde e assistência social, bem como divulgação de experiência, reflexões e vivencias sobre o autismo.
A Semana Municipal de Conscientização do Autismo será comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de abril, quando deverão ocorrer campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o Transtorno do Espectro Autista, além de integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.