Mesmo após cumpridas todas as etapas previstas em edital, aprovados em concurso público para assumir cargos na Guarda Municipal de Corumbá continuam aguardando convocação para posse. A situação tem causado preocupações desde o ano passado e ontem, terça-feira, 18, os aprovados estiveram presentes à primeira sessão do ano e, na oportunidade, os vereadores reforçaram apoio ao grupo.
Durante apresentação de seus trabalhos, o vereador Elinho Junior sugeriu a apresentação de um requerimento em regime de urgência endereçado ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, com cópia à Secretaria de Segurança Pública, pedindo informações a respeito do caso.
A iniciativa ganhou apoio de todos os integrantes da Casa de Leis que buscam saber se há uma programação para que os aprovados sejam chamados para assumir os cargos.
“Sem desmerecer nem um outro concurso realizado pela Prefeitura, mas esse concurso em especial, tinha uma cláusula de exclusividade onde os aprovados não poderiam ter vínculo empregatício com qualquer outra empresa, e tiveram que pedir demissão. É uma situação difícil já que estão desempregados e aguardando a posse”, afirmou o vereador.
Momento antes, o vereador Edinaldo Neves havia solicitado o plenário para que o superintendente da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Adorno, pudesse expor em sessão, assuntos pertinentes a segurança pública no município, incluindo ações de patrulhamento, medidas preventivas e integração com outros órgãos de segurança e suas reivindicações e dificuldades, inclusive relacionadas a necessidade de novos agentes.
Como estava presente ao plenário, o vereador Chicão Vianna renunciou à palavra livre em favor de Adorno que pode fazer um relato da situação atual, inclusive da necessidade de aumentar o contingente da GCM, para melhorar o serviço disponibilizado pela instituição na cidade. Disse que o efetivo hoje não atende a demanda e mesmo com a posse dos aprovados em concurso, o número de agentes não atenderá as necessidades.
O requerimento apresentado por Elinho foi aprovado por unanimidade e todos se comprometeram em buscar resolver a situação junto ao Poder Executivo.
FALTA D’ÁGUA
Por outro lado, ainda na sessão de ontem, o vereador Elinho pediu informações por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com cópia à Superintendência de Agricultura Familiar, no sentido de saber se existe algum projeto ou estudo para solucionar a questão de falta de água nos assentamentos, em especial na região do Jacadigo que está sem local para os pequenos agricultores coletarem água, já que a baia secou.