Planetário de Brasília organiza uma observação coletiva para acompanhar o fenômeno a partir das 14h30 na Praça do Cruzeiro

O Planetário de Brasília organiza neste sábado (14) uma observação coletiva para acompanhar o eclipse solar. A atração, em parceria com o Clube de Astronomia, vai ocorrer na Praça do Cruzeiro a partir das 14h30, e a entrada será gratuita. O fenômeno, que poderá ser acompanhado de todo o Brasil, está previsto para iniciar às 11h30, informou o Ministério da Ciência

No Distrito Federal, a estimativa é de que o eclipse aconteça por volta das 16h41. Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Desta forma, a sombra da lua não cobre totalmente o Sol e cria um “anel de fogo”.  

O Planetário informou que óculos com filtros solares e telescópios serão disponibilizados para a observação do eclipse. Não é recomendado olhar diretamente para o Sol, mesmo com óculos ou películas de raio-x. “A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível”, informou o Observatório.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O eclipse será visto como anular em oito estados do Brasil, entre eles Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante do país, o fenômeno será parcial. O Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do eclipse pelo canal do Youtube. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *