Desde às 06h, do último sábado, 24 de setembro, quem passa pelo pedágio, que fica na ponte sobre o rio Paraguai, no Porto Morrinho, distante 70 km da área urbana de Corumbá, não precisa mais pagar a tarifa.
O valor cobrado até então era de R$ 14,10, para carros de passeios, índice de reajuste aprovado em 17,50% ainda no mês de dezembro de 2021, sendo considerado um dos maiores do Brasil. Para se ter uma ideia, o pedágio da Ponte Rio – Niterói, com mais de 13 quilômetros, na mesma época, custava R$ 4,60, quase três vezes menos que o valor pago para atravessar uma ponte de 1.890 metros de extensão.
A cobrança da tarifa era para ser encerrada no dia 02 de outubro, deste ano, mas foi antecipada para o último fim de semana. O fim do pedágio já havia sido anunciado com a não renovação do contrato de concessão da ponte, no trecho da BR-262, que liga Corumbá a Campo Grande.
Uma vez terminada a concessão, todo o patrimônio retornará ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Mato Grosso do Sul (DNIT). A responsável pela concessão é o Estado, por meio da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura).
Só neste ano, de janeiro a agosto, 411.403 veículos passaram pela ponte sobre o rio Paraguai. Desse total, 402.215 pagaram a tarifa do pedágio e 9.188 foram isentos do valor. O que significa que da receita bruta, R$ 20.959.850,50 foram arrecadados. Já R$ 19.146.823,43 é da receita liquida.
Nos doze meses de 2021, um total de 634.923 veículos cruzaram o pedágio. Desses, 621.409 pagaram o valor tarifário e 13.514 foram isentos. Já em relação ao valor bruto arrecadado foi de R$ 28.442.140,50. O líquido, R$ 25.981.895,35.
O prazo de concessão foi de 13 anos, nove meses e 24 dias, contados a partir da assinatura do contrato, ocorrida em 08 de dezembro de 2008.