A instalação de um polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Corumbá, foi reforçada na sessão de terça-feira, 17, da Câmara, pelo vereador Alexandre Vasconcellos que, novamente, solicitou apoio do governador Eduardo Riedel para atender a população corumbaense.
“É uma luta antiga nossa, dessa Casa de Leis, que há anos vem pleiteando a instalação desse polo na cidade”, lembrou o vereador. “Hoje, a UEMS possui unidades universitárias em 15 municípios e já foi aprovada a implantação de uma extensão em Sidrolândia, tornando-se a 16ª cidade contemplada, onde serão oferecidos, inicialmente, sete cursos presenciais e três semipresenciais”, continuou.
Além de Campo Grande, a UEMS está presente nas cidades de Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
Alexandre observou que Corumbá está a 432 quilômetros da capital e as vagas oferecidas no Campus Pantanal da Universidade Federal não são suficientes para atender toda a demanda da população. Por isso mesmo disse ser necessária a expansão do ensino superior público no município.
“A implantação de um polo da UEMS em Corumbá representará uma importante iniciativa para ampliar o acesso ao ensino superior, proporcionando mais oportunidades de qualificação profissional aos nossos jovens e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região”, completou.
CURSOS TÉCNICOS
O vereador, na mesma sessão, solicitou ao governador, bem como ao presidente da FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, e ao diretor-regional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Rodolpho Caesar Mangialardo, a extensão para o Município de Corumbá, do convênio que oferece cursos técnicos a alunos do Novo Ensino Médio.
O convênio visa atender a oferta do Itinerário Formativo Profissional, em cinco cidades do interior do Estado, com vistas à elevação da escolaridade e sua preparação para o mundo do trabalho, atendendo as diretrizes do Novo Ensino Médio. Aral Moreira, Bataguassu, Cassilândia, Jaraguari e Ponta Porã já foram contempladas.