A região do foco é de difícil acesso e pode ser realizado apenas por aeronaves

Depois de lançado no início de junho por meio da iniciativa Abrace o Pantanal, o sistema de monitoramento da região pantaneira identificou, na tarde de terça-feira (2), o primeiro foco de incêndio na Serra do Amolar, uma das áreas mais preservadas do bioma.

O incêndio começou por volta das 14h, nas imediações da Região do Palmital. Com a identificação do foco de incêndio por meio da câmera de monitoramento, a equipe do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) acionou as autoridades competentes.

“A região onde o primeiro foco foi identificado é de difícil acesso. A Brigada Alto Pantanal não consegue chegar de barco ou carro. Por isso, compartilhamos as informações com as autoridades que também atuam no combate às chamas. Estamos vivenciando o período crítico do fogo na região”, afirma o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo.

Lançada em junho, a iniciativa Abrace o Pantanal foi lançada estrategicamente na pré-temporada de incêndios no Brasil e trata-se de um dos maiores projetos mundiais de preservação ambiental por meio da detecção rápida e melhor combate a incêndios. A iniciativa reúne câmeras de monitoramento, inteligência artificial e brigadas de incêndio.

A ação foi articulada entre o IHP, um grau e meio, Brigada Aliança e Polo Socioambiental Sesc Pantanal, com apoio financeiro da JBS. A iniciativa tem o objetivo de proteger 2,5 milhões de hectares de área do bioma por meio da detecção precoce do incêndio.